O QUE É CONDUTA ANTISSINDICAL? FIQUE ATENTO E DENUNCIE

Sindicato ForteAs condutas antissindicais podem acontecer em diversos momentos da relação de trabalho e emprego, mesmo antes da contratação, de muitas formas, sendo os empregadores aqueles que mais as praticam.

Porém, as leis brasileiras asseguram o direito à livre associação sindical. Por exemplo, a Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso XVII, e o artigo 543 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) são algumas das garantias legais para dar suporte aos trabalhadores contra a conduta antissindical.

É preciso ficar atento às suas condições de trabalho, que num primeiro momento podem parecer dentro da lei, mas que escondem algum tratamento discriminatório contra os empregados que participam das atividades sindicais.

Vejam alguns tipos de conduta antissindical:

  • Impedir ou dificultar o direito de greve;
  • Impedir ou dificultar direito a sindicalização;
  • Demissão, transferência de local de trabalho ou qualquer outra forma que dificulte ou impeça o associado ou dirigente de sua atividade sindical.

No entanto, percebemos que em muitas visitas dos representantes do SINTRAPAV-SP, os empregados são coagidos por seus líderes e/ou supervisores a não relatar problemas e irregularidades cometidas pelas empresas. Em outros casos, a empresa direciona para conversar com os representantes da entidade, apenas aqueles empregados que ela entende que não denunciarão práticas indevidas e/ou ilegais.

Nós combatemos essa conduta que, para nós, é um absurdo, e se trata de prática antissindical. E para lutar contra isso, precisamos que os trabalhadores participem com a gente. Denunciem: seu nome e dados de posto de trabalho serão mantidos em segredo.

Utilize os nossos canais de comunicação (e-mail, telefone, site, WhatsApp) para nos contar sobre os problemas vividos por vocês no dia a dia.

E fortaleça a luta do seu Sindicato. Associe-se!                                      

Telefone: (11) 3227-3166

WhatsApp: (11) 99409-7136

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: www.sintrapavsp.com.br