SOBRE O SINDICATO

logotipo novo Sintrapav SP 003HISTÓRIA

Desde 1970, os trabalhadores da construção pesada e infraestrutura contam com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Infraestrutura e Afins do Estado de São Paulo (Sintrapav/SP) – razão social atual – para representá-los. De abrangência estadual, a sua representatividade engloba a categoria profissional dos trabalhadores nas indústrias da construção de estradas; pavimentação; obras de terraplanagem em geral (barragens, aeroportos, canais) e engenharia consultiva e dos trabalhadores de empresas que, mediante concessão, atuam na exploração, conservação, ampliação e demais serviços atribuídos a estradas de rodagem; obras de pavimentação de asfalto (pavimento flexível e rígido, usina de asfalto e de concreto asfáltico; construção e recuperação, reforço, melhoramentos, manutenção e conservação de estradas, pontes, portos, barragens, hidroelétricas, termoelétricas, ferrovias, túneis, eclusas, dragagens, aeroportos, canais, transportes metroviários, dutos para telefonia e eletricidade e obras de saneamento.

Até a década de 1960, no Brasil, não havia uma distinção formal entre as categorias construção civil e construção pesada. Apesar das peculiaridades, as duas confundiam-se tanto em termos estruturais como econômicos. Inicialmente, foi constituída a Associação Patronal da Construção Pesada, formada em decorrência de distorções relacionadas aos trabalhadores. Discutia-se, por exemplo, o dissídio coletivo envolvendo todos os setores da construção, apesar de cada um deles guardar determinadas peculiaridades.

Em 1959, pela necessidade de distinguir construção pesada da civil, surgiu o termo “construção pesada”, usada pela primeira vez pela Associação de empresas que deu origem ao Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada. Impulsionada ainda pelo grande desenvolvimento, principalmente com a construção da capital federal no Centro-Oeste, Brasília, os empresários do setor da construção pesada de São Paulo sentiram que era chegado o momento de individualizar a categoria, considerando suas diferenças em relação à construção civil.

DE ASSOCIAÇÃO A SINDICATO

Com isso, em meados de 1969, com base no que a CLT impunha, foi fundada a Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação, Obras de Terraplenagem em Geral (Barragens, Aeroportos, Canais) do Estado de São Paulo, a fim de defender os interesses dos profissionais do setor. Depois de ser Associação por mais de 20 anos, em 05 de dezembro de 1995, teve alterada não somente sua representação, mas também a sua denominação, no que se refere a sua abrangência, constante de sua denominação, ou seja, de Intermunicipal para Estadual, passando a denominar-se Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado de São Paulo.

Desde então, a Entidade vem lutando para garantir e ampliar os direitos de sua categoria, bem como enfrentando opositores em defesa de sua base territorial. Ao longo de quase meio século, o Sindicato não só assistiu, mas teve papel atuante no desenvolvimento do país, e seus dirigentes permanecem atentos e determinados em amparar seus trabalhadores.

A DIRETORIA