NOVEMBRO AZUL: MÊS DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

NOVEMBRO AZUL 23O Novembro Azul é uma campanha de conscientização voltada para a saúde masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.

Durante esse mês, diversas ações são realizadas para informar os homens sobre a importância dos exames regulares e promover um estilo de vida saudável.

É uma oportunidade para discutir a prevenção e o diagnóstico precoce desse tipo de câncer.


Os cuidados relacionados ao Novembro Azul envolvem principalmente a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Seguem alguns métodos de cuidados:

1. Consultas e Exames Regulares: Homens devem realizar exames de rotina, como o PSA (Antígeno Prostático Específico) no sangue e o exame de toque retal. Para aqueles com histórico familiar de câncer de próstata, a idade de início dos exames pode ser anterior. Consulte regularmente um médico urologista para avaliar a saúde da próstata e discutir quaisquer preocupações.

2. Conscientização: É essencial estar ciente dos fatores de risco, sintomas e da importância da prevenção. Participar de eventos e campanhas do Novembro Azul pode ajudar a aumentar a conscientização.

3. Atividade física: A prática regular de exercícios físicos pode ajudar a manter um peso saudável e reduzir os riscos de câncer de próstata.

4. Discuta sobre o tema: Compartilhe informações sobre a importância da prevenção do câncer de próstata com amigos e familiares, incentivando todos a cuidarem da saúde.


Lembrando que, em caso de dúvidas ou preocupações, é fundamental buscar orientação médica para um cuidado personalizado e adequado.