Mas, afinal de contas, o que é assédio moral?
É a exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.
São mais comuns em relações com superiores hierárquicos autoritários, em que ocorrem condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de grande duração, de um ou mais chefes, dirigidas a um ou mais empregados, prejudicando a relação da vítima com o ambiente de trabalho.
Para proteger o companheiro e a companheira da categoria dos trabalhadores da Pesada, o seu Dissídio Coletivo agora possui uma nova cláusula que tem por objetivo proteger o trabalhador de atitudes como esta.
Segundo esta nova cláusula, a empresa é responsável por condições de trabalho adequadas a todos os empregados. Se o empregado, individual ou coletivamente, for vítima de situações constrangedoras, humilhantes e vergonhosas no exercício de sua função, vindo a comprometer sua saúde física e/ou mental, o superior hierárquico ou qualquer empregado que venha a assediar moralmente o trabalhador serão responsabilizados pela atitude praticada.
Além disso, o empregador, juntamente com a CIPA, irá averiguar o abuso nas relações de trabalho e tomar as medidas para impedir estas práticas, garantindo que a dignidade e o respeito pelo outro existam nas relações de trabalho.
Se este e outros direitos não estão sendo cumpridos na empresa onde você trabalha, entre em contato com a gente e denuncie. Use nossos canais de comunicação:
Escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone para (11) 3227-3166
E mande sua mensagem para o WhatsApp (11) 99409-7136
Acompanhe todas as notícias sobre este e outros temas no nosso site www.sintrapavsp.com.br