ESTÁ EM BUSCA DE SEU PRIMEIRO EMPREGO? LEIA AQUI AS DICAS QUE TEMOS PARA VOCÊ.

A busca pelo primeiro emprego é sempre um momento importante na vida do futuro trabalhador, pois muitas vezes sobra disposição e necessidade para trabalhar, mas a falta de experiência profissional e as exigências das vagas à disposição podem causar insegurança e dúvida quanto às chances de se conseguir a primeira oportunidade de emprego.

Mas isso é uma fase que todos já enfrentaram ou vão enfrentar, porém é muito melhor você partir para ela o mais preparado possível. Assim, preparamos uma lista de dicas para ajudar na conquista pelo primeiro emprego. Confira abaixo:

1) Em seu currículo, informe sua escolaridade da forma mais correta e atualizada possíveis. Faça uma radiografia da sua vida escolar. Inclua o nome da instituição de ensino, o curso que frequenta, o ano que cursa e o tempo que falta para concluir.

Cite os cursos complementares que fez ou que está fazendo.
E atenção: se você já definiu a carreira que vai seguir e já tem um projeto de trabalho desenhado, os cursos complementares de qualificação que fizer precisam estar sintonizados com o seu objetivo.
Não significa que você não possa ter outros interesses e buscar outras informações, mas o importante é ter foco.

2) Inclua palestras, seminários, painéis que tenha participado. São eventos que trazem informações e novidades. Agregam conhecimento. Ajudam a “pensar” melhor as questões propostas.

4) Se você faz trabalho voluntário, participa de times, grupos de teatro, se na sua escola já participou de projetos que mostram de perto o mundo do trabalho, aproveite. Enriqueça seu currículo com essas valiosas experiências. Demonstrar sua capacidade de trabalhar em equipe é fundamental.

5) Esteja sempre ligado.  Uma pessoa bem informada é interessante sempre. Para bater papo, para ajudar nos grupos, para colaborar numa empresa de qualquer porte. O negócio é correr atrás do que está acontecendo e ter um bom conteúdo de informação, crescendo sempre – junto com a sua idade, maturidade e formação.

6) Ao se candidatar a um trabalho, esteja atento às exigências da vaga e à sua capacidade de corresponder. Não chegue na empresa sem saber o básico sobre ela. Pesquise antes.

7) As informações pessoais do seu currículo abrem o documento e ter canais de contato válidos e em destaque é fundamental.

8) Divulgue aos conhecidos e amigos que você está procurando seu primeiro emprego. Coloque na conversa suas competências. Os espaços se abrem, quando se multiplica a informação.

9) Seja persistente. Saiba que você vai precisar bater em muitas portas e ter paciência. Vagas de emprego existem, mas também existem muitos bons profissionais concorrendo com você por elas. Quanto mais você conseguir se diferenciar dos outros, maiores serão suas chances de conquistar uma vaga. Mas lembre-se: às vezes seu perfil determina mais o sucesso do que seu currículo.

10) Lembre-se que você está iniciando a sua jornada. Pessoas de sucesso, na maioria das vezes, começaram suas carreiras ocupando cargos que estavam muito distantes de suas expectativas. Vagas temporárias e estágios são boas oportunidades para criar experiência e mostrar todo seu potencial aos empregadores.