PROCON-SP ALERTA CONTRA GOLPE DO WHATSAPP, QUE TIRA DINHEIRO DAS VÍTIMAS.

WHATSAPP CLONAGEMDe acordo com o Procon de São Paulo, um golpe que envolve a clonagem da conta do WhatsApp está fazendo vítimas e causando grande prejuízo aos atingidos.

Este golpe ocorre desta forma: uma pessoa envia uma mensagem dizendo ser uma pessoa conhecida da vítima, quando, na verdade, é o golpista que clonou a conta de WhatsApp, pedindo dinheiro em nome dela. Na maioria das vezes, o ladrão pede dinheiro para parentes e conhecidos do clonado, dizendo necessitar do dinheiro de forma urgente.

Já o processo de clonagem da conta de WhatsApp envolve o envio de uma mensagem para a vítima, de algum suposto site de compras, e que pede para que a pessoa digite um código de 6 números a fim de ativar um anúncio. Acontece que este código é o de verificação do WhatsApp e, com ele, o criminoso clona a conta da pessoa.

O Procon-SP avisa que os as pessoas não devem enviar o código de 6 números, e orienta a todos que ativem a Verificação Em Duas Etapas no WhatsApp: clique em Configurações, Conta, e Verificação Em Duas Etapas.

Caso a pessoa tenha sido vítima de clonagem da conta de WhatsApp, ela deve entrar em contato com support@whatsapp.com, enviar um e-mail com a seguinte mensagem no assunto e no corpo do texto: "Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta". Inclua também o seu telefone no formato internacional: +55 (código do Brasil), o DDD de sua área e o número do celular e pedir a desativação temporária da conta.

Siga as estas dicas do Procon-SP e evite este tipo de golpe:

- Não forneça dados, senhas, códigos etc;

- Não acredite em ofertas de ajuda, sorteio, dinheiro, enviadas pelo WhatsApp; redes sociais e e-mails e não clique nestes links;

- Não confie e não compartilhe links e informações das quais não tenha certeza de sua origem;

- Não preencha formulários que não estejam nos sites oficiais;

- Baixe aplicativos apenas das lojas oficiais (Google Play e App Store);

- Em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou amigo que possa ajudar;

- Se receber algum pedido de envio de dinheiro por WhatsApp, ligue por telefone para a pessoa solicitante e confirme a necessidade;

- Utilize antivírus no computados, tablet e celular.

Com informações do Procon-SP e da Agência Brasil