O Consórcio Andrade Gutierrez / CR Almeida, segundo denúncias apuradas pelo Sintrapav-SP, tem oferecido más condições de trabalho aos seus empregados e também os tem constrangido a não participar do seu Sindicato.
Estes fatos foram apresentados aos dirigentes da nossa entidade pelos companheiros que trabalham nas obras de construção do Monotrilho Linha 17 – Ouro, contratada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).
Em primeiro lugar, houve o relato de que o Consórcio tem estimulado e constrangido os trabalhadores a não optar pelo direito de ajudar o seu Sindicato através da Contribuição Retributiva.
Para isso, a empresa está entregando aos seus empregados um modelo de carta (foto ao lado) para que seja feita a carta de oposição à contribuição, num ato que vai contra o direito de escolha dos nossos companheiros a participar e contribuir ao seu Sindicato, além de estimular o enfraquecimento da entidade com esta atitude.
Vale lembrar que a Contribuição Retributiva de 2019, determinada pela decisão judicial relativa ao Dissídio da categoria, é no valor de 50% de um dia trabalhado por ano, uma redução pela metade do que era contribuído nos anos anteriores.
E isso para permitir que o seu Sindicato tenha condições de continuar lutando por melhores condições de trabalho, melhores salários e a estar cada dia mais ao lado do trabalhador da categoria da Pesada.
Outros problemas foram encontrados nas obras do Monotrilho. Um deles é a falta de Área de Vivência adequada para o descanso dos nossos companheiros, que se vem obrigados a descansar após o almoço deitados na grama, embaixo de uma ponte.
E se não bastasse isso, os trabalhadores deste Consórcio afirmam que a refeição oferecida a eles tem chegado todos os dias estragada e azeda.
Tudo isso é uma agressão à dignidade dos empregados, que merecem ter um lugar muito melhor para repousar e de uma alimentação de qualidade e saudável, afinal o esforço dos trabalhadores não é pequeno e tem de ser valorizado pela empresa.
O Sintrapav-SP já entrou em contato com a empresa para que os problemas encontrados acabem definitivamente e aguarda agora as providências necessária para que nada disso ocorra de novo.
Estamos vigilantes e firmes na luta por seus direitos, companheiro da Pesada!
Participe do seu Sindicato!!!