Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (07/03), na Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo, representantes do Sintrapav-SP e do Consórcio Linha 17 – Ouro estiveram presentes para tratar sobre o acidente que vitimou o companheiro Irisvan Silva Resende, de 30 anos, no último dia 26/02, durante as obras do Monotrilho no Pátio Água Espraiada.
Durante esta reunião, foram emitidos 8 autos de infração contra o consórcio, devido às inúmeras irregularidades encontradas quanto a segurança no trabalho dentro do canteiro de obras.
As infrações encontradas e que motivaram os 8 autos foram:
- Deixar de construir e/ou de manter as rampas e passarelas provisórias perfeitas condições de uso segurança;
- Deixar de dotar a proteção instalada na periferia da edificação de rodapé com 20 cm de altura;
- Deixar de dotar as aberturas no piso de fechamento provisório resistente;
- Deixar de empilhar as madeiras retiradas de andaimes, tapumes, fôrmas e escoramentos ou empilhar as madeiras retiradas de andaimes, tapumes, fôrmas e escoramentos sem retirar ou rebater os pregos, arames e fitas de amarração;
- Deixar de construir solidamente as escadas de uso coletivo, rampas e passarelas para a circulação de pessoas ou materiais, ou deixar de dotar as escadas uso coletivo, rampas e passarelas para a circulação de pessoas ou materiais de corrimão e rodapé;
- Deixar de providenciar o preenchimento dos vãos entre as travessas da proteção instalada na periferia da edificação, com tela ou outro dispositivo que garanta o fechamento seguro da abertura;
- Deixar de instalar proteção coletiva nos locais com risco de queda de trabalhadores ou de projeção de materiais;
- Deixar de sinalizar o canteiro de obras ou sinalizar o canteiro de obras em desacordo com o disposto na NR-18.
Ainda foi confirmada a permanência do embargo parcial da obra em seu Bloco B até que fiscalização retorne em breve ao canteiro de obras e verifique a conclusão das seguintes providências que deverão ser tomadas pelo consórcio:
- Instalação de proteção periférica com sistema guarda-corpo, rodapé, telamento;
- Tamponamento das aberturas do piso, com fechamento provisório resistente;
- Passarelas de acesso das escadas metálicas ao corpo do bloco B, que devem ser construídas e mantidas em perfeitas condições de uso e segurança;
- Revisão da fixação as estruturas das escadas.
Pedimos que todos os trabalhadores do Consórcio Linha 17 – Ouro fiscalizem, em conjunto com o Sintrapav-SP, para que todas as exigências quanto a garantia de segurança no trabalho sejam cumpridas e que fatos como o que ocorreu no dia 26 de fevereiro jamais aconteçam novamente.
Nós, do Sintrapav-SP, estaremos sempre presentes e vigilantes para lutar sempre por melhores condições de trabalho para todos.
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