SINTRAPAV-SP ASSINA ACORDO COLETIVO COM CONSTRUTORA TRIUNFO E CONQUISTA VÁRIOS DIREITOS E GARANTIAS AOS TRABALHADORES

PUNHOS CERRADOSO Sintrapav-SP assinou um Acordo Coletivo de Trabalho com a Construtora Triunfo e obteve uma série de conquistas para os trabalhadores da empresa, que realizaram uma paralisação em 29/08 em busca de mais direitos e garantias.

Confira abaixo as principais conquistas para os trabalhadores com a assinatura do Acordo Coletivo:

– SALÁRIO NORMATIVO

a) A partir de 01 de maio de 2021: R$ 1.882,50 por mês ou R$ 8,55 por hora;

b) A partir de 01 de maio de 2022: R$ 2.117,25 por mês ou R$ 9,62 por hora.

- REAJUSTE SALARIAL

a) 7,59%, a partir de maio de 2021, referente ao período de 1º/05/2020 a 30/04/2021; e

b) 12,47% a partir de maio de 2022 referente ao período de 1º/05/2021 a 30/04/2022.

Para os trabalhadores admitidos após 1º de maio de 2021 e 1º de maio de 2022, o reajuste será proporcional ao número de meses trabalhados.

As diferenças salariais que surgirem pela aplicação do reajuste e do salário normativo, serão pagas em parcela única até o 5º dia útil do mês de outubro de 2022.

- REFEIÇÃO / ALIMENTAÇÃO

A empresa terá de fornecer aos trabalhadores, que poderão escolher uma das opções abaixo:

a) ALMOÇO COMPLETO no local de trabalho e VALE ALIMENTAÇÃO no valor mínimo mensal de R$ 220,00 a partir de 1º de maio de 2022;

E se o trabalhador estiver alojado na obra, terá direito também a jantar completo.

Ou,

b) TICKET REFEIÇÃO no valor mínimo de R$ 41,14 cada. O trabalhador vai receber tantos tickets refeição quantos forem os dias de trabalho efetivo no mês;

E se estiver alojado na obra, o trabalhador vai receber também 1 ticket refeição para almoço e outro para o jantar, tantos quantos forem os dias do mês;

Ou,

c) CESTA BÁSICA, de pelo menos 35 quilos, contendo 17 itens e VALE ALIMENTAÇÃO no valor mínimo mensal de R$ 220,00.

Além disso, a empresa tem de fornecer aos trabalhadores que estiverem nos canteiros de obras: leite, café, pão com margarina, dois tipos de frios e frutas da época, podendo descontar apenas 1% do salário hora do trabalhador.

- EMPREGADOS EM VIAS DE APOSENTADORIA

Garantia de emprego e salário aos trabalhadores que precisem de até 24 meses para se aposentar por tempo de serviço, desde que tenham 6 anos contínuos de trabalho na empresa, exceto nos casos de demissão por justa causa ou fechamento da empresa; o companheiro será auxiliado pelo Sintrapav-SP em caso de acordo.

- FOLGA DE CAMPO PARA CIDADE DE ORIGEM / VISITA A FAMÍLIA

A cada 60 dias trabalhados, a empresa tem de liberar os trabalhadores recrutados em outras regiões, e que estejam alojados, para retorno a sua residência/domicílio e visita de sua família, pagando o transporte de ida e volta ao local de trabalho, de acordo com a escala de dias proporcional às distâncias a serem percorridas.